Startup Legal: Como Montar, Alavancar e Proteger seu Negócio, por José Antonio Milagre #cpbr10

Quais são os principais passos para estruturação de um negócio digital, da ideia ao lançamento? Que leis que interferem no seu negócio digital? Como proteger sua ideia e quais são principais atitudes para prospectar recursos e alavancar a sua startup?

palestra_startup

Essas são questões levantadas por José Antonio Milagre em sua palestra, que procura dar uma visão maior para quem pretende iniciar o próprio negócio. Logo no começo, o palestrante já cita que “não há receita de bolo” para se criar uma startup, não há uma fórmula correta; porém, existem coisas que não devem ser feitas, uma “receita para dar errado”, em resumo.

Dessa forma, Milagre trabalha as orientações dadas, em ideias como: saber escolher seu sócio/cofundador, fazer uso, sim, das redes sociais (inclusive citando “não usar as redes sociais para divulgação” como uma forma de fazer a sua startup dar errado), entre outras. Outro importante ponto tratado é o conceito de que uma startup visa entregar ao cliente um produto bom, porém feito com incerteza: a startup é uma empresa que nasce com a intenção de deixar de ser uma e crescer, portanto no início a incerteza sobre ela é uma constante.

Por fim, o palestrante trabalha os tipos de startup que existem, com “problema”, “produto”, “segmento” e “tecnologia” sendo as palavras-chave, já que a empresa deve ter, ao ser criada, um foco. Seja num produto que visa usar de uma tecnologia para ser vendido num segmento e resolver o problema, seja de outra forma. Lembrando que Milagre usa de fluxogramas para explicar cada conceito, sempre seguindo a lógica acima.

Em outras palavras, é uma palestra não tão sucinta porém ao mesmo tempo simples, trazendo uma grande base para quem quer começar, e também trazendo um norte a mais para quem já está iniciando o seu negócio.

Share Button

21 anos, jornalista, blogueiro, pintor de discos voadores. Gosta de música, de F1, de batata e de estudar (mas gosto mais de batata).