Tutorial: evitando que a Netflix trave em seu navegador

Olá meninas, tudo bom? No tutorial de hoje vou ensinar vocês a resolver o problema do famoso lag nas transmissões da Netflix. Senta aí e dá uma olhada nesse tutorial que eu adaptei do Blog Diolinux que o negócio é loco.

==============================================

A Netflix tem uma das melhores transmissões de streaming que existem, e tendo uma internet de qualidade você dificilmente enfrenta travamentos, no entanto, existem outros fatores que podem fazer com que a sua Netflix sofra com travamentos (o famoso lag) no navegador.

Uma conexão instável pode ser um pesadelo para quem quer virar o final de semana vendo séries e esquecer do mundo, no entanto, a qualidade da sua internet não é o único fator. Outra coisa que pode deixar a Netflix mais lenta é um hardware que não consegue entregar muito desempenho gráfico.

Mas, nem tudo está perdido: há um menu de configuração “secreto” dentro da Netflix que permite que você ajuste a qualidade do vídeo para melhor ou para pior. As vezes mudando um pouco o bitrate ou o CDN (Content Delivery Network) a sua Netflix pode parar de travar sem que você perca muita qualidade.
Mas, depois de tanta enrolação, vamos ao que interessa: como fazer pra Netflix parar de travar no navegador?
Vamos começar a brincadeira abrindo o console da Netflix, com ela aberta em qualquer filme ou série pressione as teclas: Ctrl+Alt+Shift+D
Você pode observar especialmente o bitrate e ao lado a referência da resolução utilizada. Nessa tela aparecem alguns dados importantos, como por exemplo a taxa de quadros por segundo, quadros perdidos, entre outras coisas.
A forma da Netflix trabalhar faz com que o ajuste dessas opções seja automático, mas isso não quer dizer que seja sempre o ideal para você, ainda que na teoria a ideia seja essa aí. Mas cê sabe, na teoria a prática é outra.
Ainda no vídeo que você estava, se você pressionar novamente Ctrl+Alt+Shift+D você esconde o console, pressione agora Ctrl+Alt+Shift+S para abrir um pop-up de configuração:
Na janela que se abre você pode configurar o Bitrate de áudio, vídeo e alterar o servidor principal de conteúdo, eventualmente mudar de servidor pode tornar a entrega mais rápida.
Números de Bitrate menores geralmente indicam uma transmissão em qualidade reduzida  e por isso mais leve para a sua conexão e hardware, então tente reduzir um pouco a qualidade se você estiver com muito lag e veja se você consegue ainda assistir ao filme ou série em uma qualidade que você goste ou tolere.
Depois de selecionar os valores basta clicar em “Override“, caso queira voltar ao padrão é só clicar em “reset“. Pressionar novamente Ctrl+Alt+Shift+S faz o menu sumir.
==============================================
Esperamos que o tutorial tenha sido útil, fiquem a vontade para comentar se deu certo e para dar eventuais sugestões 🙂

21 anos, jornalista, blogueiro, pintor de discos voadores. Gosta de música, de F1, de batata e de estudar (mas gosto mais de batata).